Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Saúde Estética Cintramédica

Tratamentos Estéticos no Pré e Pós-operatório

29. Pré e Pós Operatório.png

Os tratamentos estéticos são ótimos aliados nos processos de pré e pós-cirurgia e não devem ser descurados, a Saúde Estética da Cintramédica explica-lhe como e o porque de serem tão importantes durante estes processos.

No Pré-operatório

No caso das cirurgias faciais é aconselhada a realização de um tratamento de Limpeza/Higiene Facial algumas semanas antes do procedimento, dessa forma é possível higienizar e eliminar as células mortas do rosto. Antes de um lifting facial é aconselhada a Radiofrequência, para melhorar a elasticidade da pele e ajudar nos resultados após a cirurgia. Este tipo de tratamento previne também o aparecimento de estrias e a flacidez da pele, e ainda ajuda na recuperação da derme.

Em algumas cirurgias plásticas existe um descolamento da pele, o qual dá origem a edemas nas zonas afetadas. Para que essa situação seja menos problemática e não surjam mais irregularidades, tais como nodulações ou fibroses (cicatriz interna que pode ser proeminente), a melhor forma de combater essa situação é conciliar a recuperação cirúrgica com tratamento estéticos. 

No Pós-operatório

A reabilitação é uma das partes mais importantes de todo o processo cirúrgico e os tratamentos estéticos são sempre imprescindíveis. A escolha mais adequada dos tratamentos depende de cada processo cirúrgico e requer sempre uma avaliação médica e estética. Com o auxílio destes procedimentos pretende-se melhorar a oxigenação e circulação, aumentar a elasticidade da pele (hidratação e nutrição), diminuir a hiperpigmentação pós-inflamatória, ajudar na cicatrização e, em alguns casos, diminuir as dores do processo pós-operatório. Por exemplo, a Drenagem Linfática, reduz o surgimento de edemas causados pelo procedimento cirúrgico.

Cicatrização

A cicatrização é o restabelecimento da integridade de um tecido que sofreu lesões, onde ocorrem em simultâneo muitos acontecimentos celulares e moleculares que interagem, para que sucedam reparações e reconstituições do tecido lesado.

Os acontecimentos celulares e bioquímicos que acontecem na reparação das feridas dividem-se em 5 fases: coagulação, inflamação, contracção da ferida, remodelagem e cicatrização.

 

Nota: Importa referir que todos os procedimentos, pré e pós-operatórios, apenas devem ser realizados consoante a autorização e aprovação do médico responsável.